Bioglobal Logomarc
Central de Atendimento
  • contato@bioglobal.com.br
  • (18)98193-0900 /(18)3271-1232
skype

Manual do Neem | Bioglobal

Esse controle das cigarras acaba sendo efetivo também para o controle da mosca-das-raízes.

Para o controle das demais pragas, soluções entre 0,5% e 0,75% são recomendadas, com intervalos variáveis de acordo com a época e com o nível de infestação. Para o controle de cochonilhas, recomenda-se usar soluções que podem variar de 0,7% a 1%, conforme a infestação.

 

Girassol (Helianthus annuus)

Tabela 5: Pragas do girassol

Nome comumNome científico
1Lagarta-do-girassolChlosyne lacinia saundersi
2Lagarta-do-linhoRachiplusia nu
3Lagarta-roscaAgrotis ipsilon
4VaquinhaDiabrotica speciosa
5BesouroCyclocephala melanocephala
Fonte: Gallo, 2002.

Tem aumentado a área cultivada com girassol em função da crescente procura por combustíveis alternativos, sobretudo o biodiesel. O controle de suas pragas pode ser feito com o Neem Orgânico, com resultados muito expressivos. Existem inúmeras referências bibliográficas falando do controle da lagarta-rosca e da vaquinha. As demais pragas da cultura, sobretudo as lagartas, podem ser controladas usando-se soluções a 0,5%.

Os intervalos entre aplicações serão variáveis, dependendo do nível de reinfestação. Porém, acredita-se que aplicações feitas com intervalos de 15-20 dias seriam suficientes para um controle efetivo de suas pragas.

 

Leguminosas - Feijão (Phaseolus vulgaris), ervilha (Pisum sativum) e fava (Vicia faba)

Tabela 6: Pragas das leguminosas

Nome comumNome científico
Pragas de solo
1Lagarta-elasmoElasmopalpus lignosellus
2Lagarta-roscaAgrotis ipsilon
3Pulgão-da-raizSmynthurodes betae
4Cigarrinha-verdeEmpoasca sp.
5Mosca-brancaBemisia tabaci
6VaquinhasDiabrotica speciosa
Lagria villosa
Cerotoma arcuatus
7TripesThrips palmi
Pragas de solo
8Lagartas-das-folhasOmiodes indicatus
Urbanus proteus
Pseudoplusia includens
9Mosca-minadoraLiriomyza spp.
10Ácaro-rajadoTetranychus urticae
11Ácaro-brancoPolyphagotarsonemus latus
12Lagartas-das-vagensEtiella zinckenella
Michaelus jebus
13Pulgão-de-folhasAphis craccivora
Pragas da parte aérea

O manejo adotado para leguminosas segue o exemplo do manejo adotado para a cultura da soja. Atualmente uma das principais pragas das leguminosas é a mosca-branca. O foco principal deve ser o controle dessa praga, sobretudo no Brasil Central. De um modo geral, três pulverizações de Óleo de Neem Orgânico para as leguminosas seriam suficientes para se ter um controle efetivo de referida praga. A primeira pulverização deve ser feita utilizando-se solução de 0,7% (700 mL/ha), no momento em que houver os primeiros sinais de ataque de mosca-branca, ou se porventura, houver ataque de lagartas desfolhadoras antes do ataque da referida praga, o que deverá ocorrer por volta dos 20 dias após a emergência. Para a segunda pulverização, recomenda-se usar solução 0,8% (800 mL/ha), o que deverá ocorrer entre 40 e 50 dias após a emergência.

A terceira aplicação deverá ser feita utilizando-se solução de 0,7% (700 mL/ha), o que deverá ocorrer entre os 75 e 85 dias após a emergência. Se houver infestação antes dos períodos supracitados, as pulverizações devem ser ante-cipadas, e dependendo da variedade plantada, pode haver necessidade de uma quarta aplicação. Um cuidado todo especial deve ser tomado para não pulverizar a lavoura em período de floração, pois pode provocar abortamento de flores. Da mesma forma, deve-se respeitar um intervalo mínimo de quatro dias entre uma pulverização de fungicida e o neem, e vice-versa. Um cuidado todo especial deve também ser tomado quando houver ataque do ácaro-branco. Em função do rápido ciclo de vida da referida praga, em torno de quatro dias, pode ser necessário fazer aplicações de Neem com intervalos menores, e tendo que usar muitas das vezes soluções a 1,3%.

Anterior| Proximo
Voltar para Oleo de Neem

Todos os direitos reservados à Bioglobal®